Câmara de João Monlevade homenageia Corpo de Bombeiros em primeiro ano de atuação

A Câmara Municipal de João Monlevade realizou na noite desta quarta-feira (21) solenidade de entrega da Moção de Aplausos ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - Unidade de João Monlevade. A homenagem, proposta pelo vereador Belmar Diniz (PT), reconhece os relevantes serviços prestados pela corporação à comunidade e marca o primeiro ano de atuação da unidade no município.
Durante a cerimônia, o subcomandante do 11º Batalhão de Bombeiros Militar, Hoberdan Inácio da Silva, e a tenente Isabela Alves Calaes, representante da unidade local, receberam a moção em nome da corporação. O vereador Belmar Diniz destacou a luta de mais de dez anos para a instalação da unidade no município e enalteceu o trabalho social desenvolvido por meio do projeto Bombeiro Mirim, em parceria com a Fundação Crê-Ser.
O tenente Anderson Ferreira, primeiro comandante da unidade em João Monlevade, relembrou os desafios enfrentados para a implantação do serviço, ressaltando que a conquista foi resultado de esforços conjuntos entre Legislativo, Executivo e instituições locais ao longo de mais de 20 anos.
A tenente Isabela Calaes agradeceu a homenagem e reafirmou o compromisso da corporação com a população: "Receber esta Moção de Aplausos nos enche de alegria e responsabilidade. Representa não apenas o reconhecimento pelo trabalho já realizado, mas também o compromisso de seguir servindo João Monlevade com coragem, dedicação e cuidado com a vida".
A vice-prefeita Dorinha Machado celebrou o primeiro ano de atuação da corporação e destacou sua importância para a segurança da população. O presidente da Câmara, Fernando Linhares, classificou a homenagem como "reconhecimento mais que merecido de um trabalho essencial, dedicado e heroico".
Sobre a unidade do Corpo de Bombeiros
Instalada em 29 de abril de 2024, a unidade já registrou 2.247 ocorrências até 20 de agosto de 2025, incluindo atendimentos pré-hospitalares, salvamentos, combates a incêndios e ações de prevenção. Com efetivo de 20 militares em regime 24x72, a unidade atende além de João Monlevade os municípios de Bela Vista de Minas, Nova Era, São Domingos do Prata, Rio Piracicaba e Alvinópolis.
A corporação conta com cinco veículos especializados e desenvolve o Projeto Bombeiro Mirim em parceria com a Fundação Crê-Ser, atendendo 70 crianças e adolescentes com atividades educativas e sociais.