Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo avança na análise do Código Municipal de Posturas

Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo avança na análise do Código Municipal de Posturas
Acom/CMSGRA

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou, na tarde desta terça-feira (4), reunião das Comissões Permanentes para discutir o Projeto de Lei Complementar nº 04/2025, de autoria do Executivo, que institui o Código Municipal de Posturas. Após extensa análise e apresentação de emendas, a pauta recebeu parecer favorável de forma unânime.

O encontro contou com a presença de sete vereadores, integrantes das comissões de Legislação, Justiça e Redação; Finanças, Orçamento e Tomada de Contas; Administração Pública; Educação, Cultura, Desporto e Lazer; Política Urbana e Rural, de Habitação e de Serviços Públicos; e Saúde, Campanhas de Saúde Pública, Saneamento Básico e Meio Ambiente. A sessão foi presidida pela vereadora Maria de Lourdes Guedes Barros (Lurdinha Guedes).

Entre as alterações propostas ao texto original estão:

  • maior flexibilidade para ocupação dos passeios públicos;
  • possibilidade de produtores rurais solicitarem apoio para transporte e destinação de cadáveres de animais de grande porte, mesmo em propriedades particulares;
  • responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos pela remoção de árvores ou troncos secos em propriedades particulares quando houver risco de queda sobre vias públicas ou áreas urbanizadas.

O Código Municipal de Posturas estabelece regras de convivência e ordem para o espaço urbano, disciplinando atividades individuais e coletivas. O objetivo é garantir higiene, segurança e organização, abrangendo temas como funcionamento de estabelecimentos, utilização de logradouros, descarte de lixo, realização de eventos, fixação de publicidade e relação entre poder público e cidadãos.