Major Rodrigo apresenta o Cap Marlon como novo Subcomandante e destaca os expressivos resultados obtidos pela Unidade em 2024

Major Rodrigo apresenta o Cap Marlon como novo Subcomandante e destaca os expressivos resultados obtidos pela Unidade em 2024
Fotos: Divulgação/PMMG

Na manhã desta quarta-feira, durante uma coletiva para Imprensa, o Major Rodrigo Rodrigo apresentou o Cap Marlon como novo Subcomandante da Unidade, desejando-o boas vindas, bem como o ganho que a Unidade teve com a chegada dele.

Durante o pronunciamento, o Comandante destacou os expressivos resultados obtidos em 2024, fruto de estratégias focadas na prevenção e no fortalecimento da presença policial.

Entre os principais avanços, ressaltou-se a redução de 70% nos índices de homicídios e a queda significativa dos registros de roubo e furtos, cujos resultados são fruto de estratégias eficazes e do fortalecimento das ações preventivas e repressão qualificada.

Estratégias para 2025

✅ Ampliação de ações preventivas e o fortalecimento da participação popular, como por exemplo Programa de Vigilância Colaborativa em parcerias com entidades civis para promover uma segurança mais integrada e participativa.

✅ Importância das denúncias anônimas por meio dos números 190 e 181;
Continuidade e efetividade das operações preventivas e presença policial com patrulhamento ostensivo;

✅ Mapeamento de áreas críticas com base em dados estatísticos e georreferenciamento;

✅ Intensificação de operações de desordem no trânsito.

✅ Parcerias com Órgãos do Sistema de Defesa Social, destacando Integração com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público e Poder Judiciário.

Por fim, destacou o papel da imprensa na construção de uma sociedade mais segura e como formadora de opinião, suscitou a necessidade de publicações transparentes, verdadeiras e responsáveis para informar e mobilizar a sociedade.

A participação ativa da sociedade é crucial para consolidar esses avanços e manter o compromisso com a segurança e o bem-estar de todos, finalizou o Comandante.

Ao final, os profissionais da imprensa foram convidados a conhecer a dinâmica  do Programa Vigilância Colaborativa.