Mina do Andrade inicia auditoria para conquistar certificação internacional de mineração responsável
                                    A Mina do Andrade, em Bela Vista de Minas, iniciou a etapa presencial da auditoria para conquistar a Certificação IRMA (Iniciativa para a Garantia de Mineração Responsável), um dos selos mais reconhecidos no mundo quando o assunto é sustentabilidade no setor mineral. A iniciativa segue o direcionamento do Grupo ArcelorMittal de alinhar suas operações às melhores práticas sociais, ambientais e de governança.
Entre os dias 13 e 17 de outubro, a unidade receberá auditores da SCS Global Services (SCS), entidade independente que conduz processos de certificação internacional. Durante a visita, serão avaliados aspectos de governança, integridade dos negócios, impactos ambientais, saúde e segurança dos trabalhadores, além de engajamento comunitário.
A avaliação conta com duas fases: primeiro, análise documental das práticas adotadas pela empresa; em seguida, visitas de campo, reuniões com gestores e entrevistas com colaboradores e representantes da comunidade. O processo deve ser concluído em 2026, reforçando a transparência e a melhoria contínua das operações.
De acordo com Wagner Barbosa, vice-presidente de Renováveis, BioFlorestas e Mina do Andrade, a certificação comprova a seriedade da gestão da unidade:
“A conquista desse selo atesta nosso compromisso em operar de forma responsável e transparente, além de mostrar que buscamos evoluir constantemente em todos os processos”, afirmou.
Operação sustentável
Com quase nove décadas de atuação, a Mina do Andrade é responsável pelo abastecimento da usina da ArcelorMittal em João Monlevade. O transporte do minério é realizado por ferrovia, garantindo eficiência e menor impacto ambiental. A unidade possui capacidade produtiva de 3,5 milhões de toneladas por ano, sendo cerca de 1,5 milhão de toneladas de sinter feed destinadas à planta monlevadense.
Recentemente, a operação recebeu novas licenças do COPAM, assegurando a continuidade e a expansão sustentável do empreendimento, que se diferencia também por não possuir barragem de rejeitos.
Compromisso global
A busca pela Certificação IRMA soma-se a outras iniciativas do grupo. Em 2022, a unidade de Monlevade foi a primeira planta do segmento de Aços Longos no Brasil a obter o selo ResponsibleSteel™, que atesta boas práticas em direitos humanos, segurança, governança e descarbonização. Entre os destaques estão a recirculação de mais de 98% da água usada nos processos produtivos e programas de capacitação gratuita como o I AM Aprendiz e o I AM Qualificar.
Sobre a ArcelorMittal
Maior produtora de aço do Brasil e líder global do setor, a ArcelorMittal possui cerca de 125 mil colaboradores no mundo, sendo 20 mil no Brasil, com presença em 129 países. Suas operações brasileiras têm capacidade de produção anual de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto e 5,1 milhões de toneladas de minério de ferro, atendendo setores estratégicos como construção civil, automotivo, óleo e gás, eletrodomésticos e máquinas industriais.
Além da produção de aço e minério, a companhia também atua em geração de energia para consumo próprio, tecnologia da informação e na fabricação de biorredutor renovável a partir de florestas plantadas de eucalipto.
                        






            
            
            
            
            
            
            
            
            
            
            
            

            
            
            
            
            
            
            
            
            
            
            
                                        
                                    
            
            
            
            
            
            
        
        
        
        
        
        
        
        
        