Prefeitura de João Monlevade promove Dia D de Combate à Dengue em 27 de fevereiro

Prefeitura de João Monlevade promove Dia D de Combate à Dengue em 27 de fevereiro
Acom/PMJM

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde (Visa), realiza no próximo dia 27 de fevereiro o Dia D de Combate à Dengue, mobilizando unidades de saúde, escolas e diversos serviços municipais em uma grande ação de conscientização e prevenção.

Com o tema “A prevenção começa dentro de casa”, a campanha reforça que dez minutos por semana são suficientes para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. A orientação é simples: verificar vasos de plantas, calhas, pneus, garrafas, caixas d’água e qualquer recipiente que possa acumular água parada. Pequenas atitudes fazem grande diferença na saúde de todos.


Mobilização em toda a rede

No Dia D, todas as unidades de saúde do município irão promover salas de espera educativas e momentos informativos com os usuários. As equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) também levarão orientações durante as visitas domiciliares.

A ação educativa será ampliada para outros espaços públicos, com atividades informativas nas secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos, no Laboratório Municipal, no Serviço de Fisioterapia Municipal (Sefim) e na Farmácia Municipal. Além disso, o tema será trabalhado em todas as salas de aula das escolas municipais, fortalecendo a conscientização desde a infância.


Situação epidemiológica

De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, até o dia 11 de fevereiro de 2026, João Monlevade registrou 68 casos suspeitos de dengue, dos quais 12 foram confirmados. Nesse período, houve 10 hospitalizações relacionadas à doença e, felizmente, nenhum óbito foi registrado no município.

Os bairros com maior número de casos suspeitos e confirmados são Nova Esperança (5), Laranjeiras (4), Petrópolis (4), José Elói (4), Santa Bárbara (3) e Cruzeiro Celeste (3).


Chamado à população

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o combate à dengue é uma responsabilidade coletiva. A eliminação de focos do mosquito dentro das residências continua sendo a forma mais eficaz de prevenção.

Faça sua parte. Reserve dez minutos, elimine a água parada e ajude a proteger sua família e toda a cidade.