Sesamo/CAPS II celebra 34 anos em Monlevade

O Serviço de Saúde Mental - Centro de Atenção Psicosocial (Sesamo/CAPS II ) de João Monlevade celebrou, no último dia 8, o seu 34º aniversário.
Em comemoração à data, foi realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon), um seminário com a temática “A Liberdade é Terapêutica - Entre lutas, resistências e sonhos, estamos construindo uma sociedade sem manicômios?”.
Na ocasião, foi proferida a palestra da psicóloga Ana Regina Machado, com o tema “Desafios frente aos ‘novos manicômios’ e a medicalização da vida”. Logo após, houve uma Mesa Redonda sob a coordenação da médica psiquiatra da Prefeitura de João Monlevade, primeira-dama do município e presidente do Conselho Curador da Fundação Crê-Ser, Dra. Rosângela Guimarães Ribeiro.
A Mesa Redonda contou com a participação da enfermeira da Prefeitura, Aruana Scofield, que tratou o tema “Como efetivar essa liberdade na lida diária num CAPS II?”. Em seguida, foi a vez da terapeuta ocupacional do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Aline Carla Mendes de Souza, falar sobre o “Relato dessa possibilidade via Oficinas Terapêuticas”. O evento ainda contou com debates antes do seu encerramento.
Em sua fala, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro exaltou a qualidade dos serviços prestados pelo Sesamo e relembrou a história de sua fundação no município, da qual ele participou ativamente. “Já se passaram 34 anos e parece que foi ontem. Implantamos o Sesamo no governo do saudoso ex-prefeito Leonardo Diniz, do qual tive a honra de ser secretário de Saúde. É um feito e um trabalho que muito nos orgulha. É um serviço que está em constante evolução e parabenizo a todos pelos excelentes serviços prestados”, afirmou o prefeito.