Projeto de Vigilância Colaborativa é apresentado em João Monlevade com foco em segurança e meio ambiente

Projeto de Vigilância Colaborativa é apresentado em João Monlevade com foco em segurança e meio ambiente
Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira, o CONSEP-1 (Conselho Comunitário de Segurança Pública) realizou, na sede da 17ª Companhia PM Independente, uma importante reunião com órgãos públicos integrantes do Sistema de Defesa Social. O encontro marcou a integração oficial de diversas instituições ao Projeto Vigilância Colaborativa, que utiliza um avançado sistema de monitoramento por câmeras para reforçar a segurança e a proteção ambiental na cidade.

Participaram da reunião o capitão Marlon (subcomandante da Unidade), o tenente Daniel Andrade, os integrantes do CONSEP-1, como o presidente Hamilton, Nádia, José da Conceição, Marcelo Mourah e Iara, além do coordenador da Defesa Civil Municipal, Edemir. Representando o Corpo de Bombeiros, esteve presente o tenente Calais, comandante do Posto Avançado.

Também participaram o técnico Felipe, da empresa Cidade Mais Segura, o delegado regional Dr. Bernardo, os delegados Dr. Breno, de Nova Era, e Dr. Lucas, de Alvinópolis, além dos investigadores Ana Clara, Vivianne, Rodrigo, Wellington e Wesley. O Sr. Ari, representante da Secretaria do Meio Ambiente, também marcou presença no evento.

Tecnologia em prol da segurança e do meio ambiente
Durante o encontro, foram discutidos detalhes técnicos sobre a operacionalização do sistema, que inclui:

Reconhecimento facial e de placas veiculares: identificação em tempo real para ações de segurança e investigações.
Central de controle integrada: acesso simultâneo entre os órgãos para maior agilidade e eficiência.
Monitoramento ambiental: identificação de queimadas e descartes irregulares, ampliando a atuação na preservação do meio ambiente.
Cobertura estratégica: reforço da vigilância em áreas de grande circulação.
A proposta combina tecnologia de ponta e planejamento estratégico para reduzir a criminalidade, melhorar o tempo de resposta das equipes e garantir maior segurança aos moradores.

União de forças para resultados concretos
O Projeto Vigilância Colaborativa é resultado de uma parceria estratégica entre os órgãos do Sistema de Defesa Social, o setor público e empresas privadas, como a Cidade Mais Segura. Já apresenta benefícios expressivos, com destaque para a redução da criminalidade e maior agilidade nas respostas a emergências.

Além disso, a iniciativa tem potencial para gerar impactos positivos na preservação ambiental e na qualidade de vida da população. Essa união entre o poder público, a sociedade e o setor privado demonstra que, juntos, é possível alcançar resultados concretos e criar um ambiente mais seguro e sustentável para todos.