São Gonçalo do Rio Abaixo amplia ensino em tempo integral nos últimos anos

São Gonçalo do Rio Abaixo amplia ensino  em tempo integral nos últimos anos
Crianças têm acesso ao conhecimento de diversas maneiras através da educação integral. Fotos: Nívia Leles/Acom/PSGRA

A educação é um dos pilares de sustentação de uma sociedade e, portanto, uma das prioridades da administração são-gonçalense. Dados da Secretaria Municipal de Educação apontam uma ampliação de alunos matriculados no Ensino Fundamental I em Tempo Integral.

Um levantamento realizado nesse início de ano apontou que 78% dos alunos dos anos iniciais do ensino Fundamental estão em tempo integral, cerca de 726 crianças. Já a de Educação Infantil de 2 a 5 anos possui 442 alunos em tempo integral, o que corresponde a 70% desses.

Alunos do 5º Ano por exemplo, saltaram de 110 em 2019 para 155 em 2024. Um aumento de 45%. Os alunos de Educação Infantil de 4 anos também deram um salto, de apenas 26 alunos em 2019 para 139 esse ano. Um aumento de 130%.

Diante dos números, a secretária da pasta, Lucinda Santos conclui que há uma grande aceitação ao sistema integral de ensino, que conta com oficinas de arte e expressão, dança, música e artes marciais, educação ambiental, além de educação financeira, bastante voltada ao empreendedorismo.

Para o prefeito, Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), a educação sempre foi vista como norte de suas gestões à frente do município. “A educação é uma de nossas prioridades e consta em no plano de governo a ampliação de vagas e a reativação de creches como a do Borges, inaugurada recentemente e reforma de todas as escolas da rede”, frisou.

“O número crescente reflete a confiança dos pais e ou responsáveis na educação de qualidade ofertada nas escolas, no trabalho realizado pela equipe de profissionais das escolas e na proposta pedagógica”, ressaltou. Dessa maneira, a prefeitura visa ampliar os horizontes dos alunos e contribuir para a formação dos cidadãos do amanhã.

Os números são fruto de um trabalho de aperfeiçoamento das iniciativas pedagógicas, bem como de investimentos na estrutura física das escolas com a ampliação da unidade de Vargem Alegre e do Centro de Educação Infantil José de Alencar (Cei).

Outros avanços virão por aí, com o início de nova etapa da escola integral na localidade de Pacas, mais uma unidade que beneficiará a população.