Visa e Secretarias de João Monlevade se unem no combate à dengue e animais peçonhentos

Reunião definiu ações para reduzir riscos de proliferação do Aedes aegypti e escorpiões no pátio do DVO, no bairro Belmonte

Visa e Secretarias de João Monlevade se unem no combate à dengue e animais peçonhentos
Foto: Acom/PMJM

Na manhã da última sexta-feira (28), a Vigilância em Saúde (Visa) de João Monlevade, em conjunto com as secretarias municipais de Obras e de Serviços Urbanos e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), realizou uma reunião para discutir estratégias de combate à dengue e ao aparecimento de escorpiões e outros animais peçonhentos no pátio do DVO, localizado no bairro Belmonte.

A coordenadora da Visa, Viviane Ambrósio, destacou a importância da iniciativa, que visa planejar medidas eficazes para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – e também de escorpiões, que representam risco à saúde dos servidores e da população.

“Não podemos baixar a guarda em relação à dengue, ainda estamos em um período delicado. Todas as ações e iniciativas no combate ao mosquito transmissor são bem-vindas, assim como no combate a animais peçonhentos, como os escorpiões. Temos que dar o bom exemplo à população, cuidando dos espaços e órgãos públicos e, claro, zelando pelo bem-estar dos nossos servidores”, afirmou Viviane.

Além das discussões e orientações repassadas durante o encontro, uma limpeza geral está sendo realizada na sede das secretarias de Obras e de Serviços Urbanos, eliminando possíveis criadouros do mosquito e locais que possam abrigar escorpiões.

A ação reforça a necessidade de conscientização e prevenção, especialmente em áreas de grande circulação e depósito de materiais, que podem acumular água parada e servir de abrigo para animais peçonhentos. A Prefeitura de João Monlevade segue alertando a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação dessas ameaças à saúde pública.

Confira algumas medidas preventivas:
✔ Evitar acúmulo de lixo e entulhos;
✔ Tampar caixas d’água e reservatórios;
✔ Manter terrenos limpos e livres de mato;
✔ Verificar vasos de plantas e pneus velhos;
✔ Usar luvas e calçados fechados ao manusear materiais de construção.

A colaboração de todos é essencial para manter a cidade segura e reduzir os casos de dengue e acidentes com escorpiões.