Prefeitura de João Monlevade implementa Projeto Proagri Saúde para agricultores familiares

Prefeitura de João Monlevade implementa Projeto Proagri Saúde para agricultores familiares
Foto: Acom/PMJM

A Prefeitura de João Monlevade, por meio de uma parceria interinstitucional, está realizando o Projeto Proagri Saúde, programa dedicado ao monitoramento da saúde dos produtores rurais da agricultura familiar. A iniciativa reúne as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Inovação e Projetos Estratégicos, em conjunto com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e o Centro Público de Economia Popular Solidária.

Nesta terça-feira (2), o projeto iniciou suas atividades com uma série de ações no bairro Santo Hipólito. Estudantes de Medicina das universidades parceiras estiveram na Unidade Básica de Saúde local para orientar sobre a importância da qualidade da água para consumo humano. A equipe também visitou a Escola Estadual Antônio Loureiro Sobrinho, onde abordou temas como qualidade da água e prevenção à dengue com os alunos.

Como parte das atividades práticas, foram coletadas amostras de água de sete nascentes nas proximidades dos bairros Santo Hipólito, Tanquinho I e Tanquinho II para análise laboratorial.

À tarde, a professora da Ufop, Maria Célia Lanna, ministrou palestra sobre "O Risco Sanitário nos Ambientes, das Águas de Nascentes Contaminadas e Intervenção da Gestão Municipal" para agentes comunitários de saúde e endemias no auditório do Centro Educacional.

O prefeito Dr. Laércio Ribeiro, presente ao evento, destacou a importância do projeto: "Toda ação em prol da saúde é bem-vinda e será apoiada pelo nosso governo. O Proagri se preocupa com a saúde do trabalhador da agricultura familiar, tão importante para nossa economia".

A secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, explicou que o programa visa fortalecer as ações estratégicas da Vigilância em Saúde no contexto da agricultura familiar, promovendo desenvolvimento e qualidade de vida para os pequenos produtores rurais do município.