São Gonçalo recebe certificado do MPMG por programa de controle de cães e gatos

Município foi reconhecido por ações de castração e conscientização, recebendo 400 microchips e certificação em curso avançado

São Gonçalo recebe certificado do MPMG por programa de controle de cães e gatos
Equipe da Saúde são-gonçalense durante certificação. Foto: Acom/PMSGRA

 A Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo recebeu, na última sexta-feira (28), o certificado de conclusão do curso “Temas Avançados em Gestão de Manejo Populacional de Cães e Gatos”, promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O evento, realizado na Sala Minas Gerais, na Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte, também marcou a entrega de 400 microchips para identificação de animais.

O reconhecimento reforça o trabalho que o município vem desenvolvendo no controle populacional e bem-estar animal, incluindo mutirões de castração e campanhas de conscientização. Nos últimos eventos, 872 animais foram atendidos, e um novo mutirão está previsto para maio, com pré-cadastros abertos até 10 de abril.

Autoridades presentes e parcerias

O evento contou com a participação de importantes nomes, como:

  • Luciano Luz Badini Martins, promotor de Justiça e coordenador do Caoma (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente);

  • Luciana Imaculada de Paula, promotora de Justiça e coordenadora da Ceda (Coordenadoria de Defesa dos Animais);

  • Representantes da Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), CRMV-MG (Conselho Regional de Medicina Veterinária) e Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo.

Compromisso com a causa animal

O município tem se destacado na promoção de políticas públicas voltadas ao controle ético da população de cães e gatos, evitando abandono e maus-tratos. A microchipagem dos animais, por exemplo, auxilia no monitoramento e na responsabilização dos tutores.